COVID-19 : Para onde e como é possível viajar?

Viajar em 2021 : O que você precisa saber

Planeja viajar em breve? Confira as mais recentes informações sobre as restrições de cada país e sobre reservas flexíveis, assim como as medidas de segurança para cada aeroporto e aeronaves. Salve esta página para ter acesso às informações sobre os seus destinos favoritos.

1. Confira as restrições de fronteiras do seu destino

Europa
América do Norte e América do Sul
Caraíbas
África
Ásia
Oriente Médio e Oceano Índico
Pacífico

Albânia

 

Andorra

 

Áustria

 

Belarus

 

Bélgica

 

Bósnia-Herzegovina

 

Bulgária

 

Croácia

 

Chipre

 

República Checa

 

Dinamarca

 

Estônia

 

Ilhas Faroé

 

Finlândia

 

França

 

Geórgia

 

Alemanha

 

Gibraltar

 

Grécia

 

Groenlândia

 

Hungria

 

Islândia

 

Irlanda

 

Itália

 

Kosovo

 

Letónia

 

Liechtenstein

 

Lituânia

 

Luxemburgo

 

Macedónia

 

Malta

 

Moldávia

 

Monaco

 

Montenegro

 

Países Baixos

 

Noruega

 

Polônia

 

Portugal

 

Romênia

 

Rússia

 

San Marino

 

Sérvia

 

Eslováquia

 

Eslovénia

 

Espanha

 

Svalbard e Jan Mayen

 

Suécia

 

Suíça

 

Turquia

 

Ucrânia

 

Reino Unido

 

Cidade do Vaticano

 

Esta informação provém da Associação Internacional de Transportes Aéreos (© IATA 2021) e é atualizada a cada 24h. Esta informação está sujeita aos Termos e Condições do IATA/Timatic.

2. Reserve passagens flexíveis

Como encontrar passagens flexíveis?

 

A maioria das companhias aéreas adaptou suas políticas de compra para tornar a reserva de passagens mais flexível. Muitos bilhetes de avião podem ser alterados sem custo extra. 

Quais detalhes necessita dar atenção?

 

Caso necessite de uma passagem flexível, confira estes detalhes antes de fazer a reserva:
- Existe alguma política acerca do limite de tempo para a passagem flexível ser usada?
- Existe limite de tempo para mudar a passagem antes da partida?
- É possível alterar o destino da passagem?
- Quantas mudanças são permitidas?

Estas condições podem variar dependendo da companhia aérea ou da agência de viagens online que emite as passagens. Esta informação encontra-se disponível online nos respectivos websites.

Dependendo da data da compra ou da data da viagem, pode ser aplicada uma taxa de ajuste.

3 . No aeroporto e durante o voo

Prepare a sua chegada ao aeroporto

 
  • Pode-lhe ser pedido para preencher um formulário de contato ou uma declaração de que se encontra livre dos sintomas da COVID-19. Dependendo do seu destino, pode ser possível fazer este preenchimento antecipadamente, de forma a poupar tempo no aeroporto.
  • É recomendável que chegue no aeroporto pelo menos 2 horas antes da partida para checagem na segurança, incluindo medição de temperatura, o que pode ser mais demorado do que o habitual.
  • O acesso ao aeroporto ou a certos terminais encontra-se restrito a passageiros que apresentarem uma passagem aérea válida.
  • O uso de máscaras e o respeito pela distância de segurança são obrigatórios no aeroporto.

A sua bagagem de cabine

 

Algumas companhias aéreas estão atualmente reduzindo as bagagens de cabine. É possível que lhe seja pedido para colocar a sua bagagem no porão sem custo adicional. Prepare uma mala menor apenas com artigos essenciais que poderá colocar por debaixo do banco da frente.

Condições de segurança a bordo

 
  • O uso de máscara é obrigatório durante toda a duração do voo. Apenas são aceitas máscaras cirúrgicas descartáveis ou máscaras de elevada proteção. Máscaras de pano não são aceitas.
  • É recomendado que não use a mesma máscara por mais de 4 horas e troque-a após comer ou beber. Dependendo da duração do seu voo, você deverá trazer várias máscaras consigo.
  • A qualidade do ar na cabine é uma das mais seguras. O ar é renovado a cada 3 minutos e purificado com filtros HEPA, também usados em hospitais.
  • A desinfecção da cabine é reforçada de acordo com os padrões da Agência Europeia de Segurança Aérea. No caso dos serviços de catering e ofertas duty free serem proporcionados a bordo, o pagamento deve ser feito com cartão de crédito ou através do telefone. 

Mais FAQs de viajantes

Os voos programados serão retomados?

 

A maioria das companhias aéreas ainda estão operando com programação restrita, dependendo das condições atuais.

O que acontece se o meu voo for cancelado?

 

Se seu voo for cancelado, acesse o website onde adquiriu a sua passagem (agência de viagens online ou companhia aérea). Neste momento, a  solução mais rápida e fácil é solicitar um voucher no valor da sua passagem. Você pode solicitar este voucher diretamente na página de reservas do website. A maioria das companhias aéreas também oferece um formulário para pedidos de reembolso. Atualmente as linhas telefônicas de apoio ao cliente encontram-se extremamente ocupadas, por isso é aconselhável que faça os seus pedidos online sempre que possível.

O que acontece se eu for diagnosticado com COVID-19 perto da minha data de partida?

 

Se experienciar sintomas da COVID-19 ou entrar em contato com alguém que teste positivo antes da sua partida, proceda ao isolamento e faça um teste o mais rápido possível. Contate a entidade que emitiu a sua passagem para cancelar ou adiar a sua viagem sem custos adicionais.

O que acontece se ficar doente quando estiver no estrangeiro?

 

Algumas companhias aéreas, como a Emirates, oferecem um seguro COVID-19 incluído no valor do bilhete, de forma a cobrir custos adicionais no caso de quarentena ou se ficar hospitalizado no estrangeiro. Como alternativa, pode escolher um seguro privado, mencionando despesas relacionadas a COVID-19.

Posso contatar a Liligo acerca da minha reserva?

 

A única forma de solicitar uma modificação ou cancelamento de passagem é através do website no qual fez compra da mesma. Liligo é um site de comparação de preços e não dispõe de dados relacionados às reservas.